12 de nov. de 2011

Mistérios por trás da morte de Adolf Hitler

Em abril de 1945 o horror e a ambição nazista davam os seus últimos suspiros. Berlim, cidade programada por Hitler para ser a capital de um império de mil anos, via-se cercada, do oeste vinham os exércitos dos aliados ocidentais, do leste os exércitos soviéticos. O festim final seria feito por quem chegasse primeiro.
No dia 2 de maio, os últimos alemães defensores de Berlim capitulavam diante dos soviéticos. O Exército Vermelho adentrou ao bunker da chancelaria onde Hitler estava refugiado desde 17 de janeiro. Encontraram o último horror nazista: os corpos calcinados de Joseph Goebbels, da sua mulher Magda, e dos seus seis filhos que tinham sido envenenados. No mesmo local, o cadáver de um homem com bigode, fez os soldados acreditarem por um momento que era de Hitler. Numa observação detalhada, concluíram que era um sósia do chefe nazista. Surgiu a suspeita de que Hitler teria fugido, eliminando o seu sósia.
As dúvidas sobre a morte de Hitler perdurariam por décadas. Dois corpos carbonizados e enterrados em uma cratera a três metros da porta do bunker são encontrados. Autópsias secretas são feitas, sem jamais serem reveladas ao mundo. Aqueles corpos eram de Adolf Hitler e da sua companheira Eva Braun, que se haviam suicidado momentos depois de se casarem.

13 de mai. de 2011

Holocausto

Cinco prisioneiros do campo nazista de Dachau.

Dezenas de prisioneiros dividiam pequenos galpões nos campos.

Fornos crematórios com restos mortais deixados para trás.

Guerra no Pacífico

Americanos carregam corpos de compatriotas mortos na 'marcha da morte'.

Americanos chegam enlameados à Rendova, nas Ilhas Salomão.

Avião japonês explode no ar depois de ser atingido por tropas americanas.

Da África à Itália

Britânicos treinam os recrutas nativos.

Comboio de ambulâncias dos Aliados no vale de Bekaa.

'Dolly', leoa que acompanha forças aliadas no deserto.

A Marcha da Morte

Cobertos pela neve, os restos de Roterdã, na Holanda, depois da invasão alemã.

Fila de submarinos alemães se preparam para ofensiva.

Hitler desfila em carro aberto depois de conquistar Brno, na Morávia

Joe & Willie

 
Você salvou a minha vida, Joe, e eu jurei que pagaria de volta - pegue, este é meu último par de meias secas. 'Joe & Willie' é o mais famoso cartoon a respeito da guerra (Bill Mauldin, EUA)

8 de abr. de 2011

Namorado Nazista

 Coco Chanel, 61 anos: longe da França


A estilista francesa Coco Chanel vai morar na Suíça. Detida pouco depois da libertação de Paris, ela foi acusada de "colaborar com o inimigo" porque teve um caso com um nazista, barão Hans Gunther von Dicklage, gigolô e espião dez anos mais novo que ela. A criadora do fragrância Chanel n. 5 só não ficou atrás das grades por causa da sua amizade com o líder britânico Winston Churchill. Ao se mudar para a Suíça, Coco espera ter sossego em relação ao episódio. "Na minha idade, quando um homem a quer, você não pede para ver passaporte", justificou.

Fonte: Veja

Guerra em Cena

 Olivier: no palco e na tela

Liberado de servir a Aeronáutica da Grã-Bretanha, o notável ator teatral Laurence Olivier, de 38 anos, vem acumulando aplausos do público e da crítica por suas últimas produções - todas com fortes cores patrióticas. Diretor da tradicional companhia teatral londrina Old Vic, o ator montou Peer Gynt de Ibsen, As Armas e o Homem, de Shaw e Ricardo III, de Shakespeare - e sempre com participações fabulosas no palco. O astro também reacende o espírito da guerra em seu país com Henrique V, mais cara fita britânica, que estrelou e dirigiu.


Fonte: Veja

Para matar Hitler

 Jünger: na guerra mas contra o 'Führer' 

O escritor alemão Ernst Jünger está entre os supostos mentores do plano fracassado de parte dos nazistas para matar Hitler e tomar o poder. Jünger, de 49 anos, é capitão do exército e já escreveu que os judeus ameaçavam a Alemanha - mas não seria um grande fã de Hitler, a quem negou pedido de presidir a União de Autores Nazistas. Elogiado por obras como O Coração Aventureiro e Tempestades de Ferro, Jünger teve sua casa vasculhada pela Gestapo e foi proibido de escrever as suas poesias e romances em 1938. O autor, porém, prepara um novo livro.

Fonte: Veja

A Última Missão

 Saint-Exupery: apaixonado pela aviação 

Autoridades francesas confirmaram
a morte do pioneiro piloto e escritor
Antoine Marie de Saint-Exupery, autor do livro O Pequeno Príncipe - desaparecido há meses, num vôo na França, ele tinha 44 anos. O aviador
pilotava um Lockheed Lightning em missão de reconhecimento. Ele teria sido atacado por um caça alemão. A aeronave e o corpo ainda não foram encontrados perto da região do vôo.

Fonte: Veja

A Orquestra Silênciou

O major Miller na guerra: tempestade, fogo amigo ou ataque cardíaco no bordel?

As buscas pelos destroços do avião de Glenn Miller terminaram. Aos 40 anos, o bandleader sumiu em meados de dezembro, ao cruzar o Canal da Mancha num Norseman - ele fora chamado pelo general Eisenhower para
tocar para as tropas que libertaram Paris. O major Miller fez 71 shows na sua temporada de seis meses na Europa, a maioria em bases dos EUA - o autor do estrondoso sucesso In The Mood alistou sua banda toda logo no início da guerra. A versão oficial para sua morte diz que o avião sumiu no meio de uma tempestade, mas a explicação é contestada: muitos dizem ter visto Miller vivo nos dias seguintes. Conforme as fontes, ele morreu num ataque acidental de aliados (ou de ataque cardíaco num bordel parisiense).

Fonte: Veja

Filme Americano sobre a FEB